NIS 2020

O Governo Federal em seus diversos programas utiliza várias siglas. Algumas delas são bastante conhecidas como, por exemplo, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o NIS (Número de Identificação Social), o PIS (Programa de Integração Social), o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), entre outros. Mas neste post, a sigla que irei falar é o NIS 2020, um número bastante importante que faz parte da vida de muitos cidadãos brasileiros e que lhes assegura o acesso a vários programas do governo.

NIS 2020

NIS 2020

Se você já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que ele significa saiba que chegou ao artigo certo, pois irei compartilhar contigo a partir do próximo tópico todas as informações que dizem respeito ao assunto.

O que é NIS

É uma sigla que significa “Número de Identificação Social”. É um tipo de inscrição que é atribuído as pessoas que recebem algum benefício diretamente do Governo Federal como, por exemplo:

O que é NIS

O que é NIS

Esse número também é atribuído aos brasileiros que conseguiram o seu primeiro emprego e na ocasião foram cadastrados pelo empregador e assim tem direito a receber benefícios sociais.

Além disso, com o número do NIS é possível acessar todos os dados do cidadão junto à Previdência Social. E é por meio dele que se pode também solicitar a aposentadoria. Porém como não é facilmente utilizado ou solicitado a maioria das pessoas quando precisa tem dificuldade de encontrá-lo.

Mas ao contrário do que se possa pensar é muito fácil de recuperar o número do seu NIS 2020, o qual é único e exclusivo para cada pessoa, assim como acontece com o CPF e o RG. Então se você quer saber como encontrar o seu número NIS é só continuar comigo.

Cadastro NIS 2020

É importante mencionar de imediato que o cadastro do NIS 2020 só pode ser feito pelo empregador e em uma única etapa. Sendo assim, quando você vai trabalhar pela primeira vez com a carteira assinada é de responsabilidade do seu empregador que ele te cadastre junto a Secretaria Regional do Ministério do Trabalho ou então direto na Caixa Econômica Federal, para que assim possa ser efetivado o contrato de trabalho.

Além disso, só para lembrar, se esse empregado for demitido cabe ainda ao empregador fazer a baixa do seu NIS para que o profissional possa ingressar em uma outra empresa ou mesmo dar entrada no pedido de Seguro Desemprego (se for o caso).

Agora se o cadastro é feito diretamente por algum programa do governo como, por exemplo, o Bolsa Família o cadastro é realizado por um responsável pelo programa. Para fazer o cadastramento de um funcionário o empregador poderá escolher uma das duas formas: online ou por meio de lote.

O cadastro feito pela internet é muito mais rápido e prático. Para isso você deve fazer o seguinte:

  • Acessar o site da Caixa Econômica neste link
  • Clique no botão “Cadastrar NIS/PIS do empregado” e siga os demais procedimentos.
Cadastro NIS 2020

Cadastro NIS 2020

Todavia, se tiver mais de um empregado para fazer o cadastramento o mais interessante é escolher a opção “Cadastramento em lote”, assim você fará todo o procedimento em uma única etapa.

Vale lembrar que neste tipo de procedimento é necessário o despacho de documentos ou então o comparecimento pessoal em qualquer agência da Caixa. De todo modo, a instituição disponibiliza em seu próprio site um manual explicativo para realização do cadastramento online e para o cadastramento em lote.

Documentos que Contém o Número do NIS?

Existem alguns documentos do cidadão brasileiro que contém o número do NIS. No entanto, o NIS 2020 só será encontrado em documentos com edições mais recentes, como é o caso:

  • Impresso no Cartão Cidadão;
  • Impresso no Cartão do Bolsa Família;
  • Modelos mais novos de RG já contém os números do PIS/PASEP;
  • Listado na Carteira de Trabalho, na página que contém informações sociais referentes ao trabalhador.

Número do NIS 2020

De acordo com a Caixa, o número do NIS é uma solução que facilita a identificação do trabalhador em diversos cadastros e programas em que ele está inserido.

Consulta NIS

Se você deseja consultar o seu NIS 2020 poderá fazer por um dos meios a seguir.

Consultar o Número do NIS Online

Nesta modalidade você realiza a consulta do seu NIS com o auxílio do CPF. Veja abaixo:

  • Acesse o site do CNIS neste link;
  • Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
  • Digite o código de verificação;
  • Clique em “Continuar”.
Consultar o Número do NIS Online

Consultar o Número do NIS Online

O seu NIS será apresentado na tela.

Consulta NIS pelo Cartão Bolsa Família

O número do NIS é o mesmo na frente do cartão.

NIS pelo Cartão Bolsa Família

NIS pelo Cartão Bolsa Família

Consulta NIS pelo Telefone

É possível consultar o NIS 2020 também através do telefone. É simples:

  • Ligue para o número 135;
  • Solicite o número do NIS;
  • Informe os dados necessários para que o atendente faça a confirmação de identidade.

Se preferir dirija-se a uma agênia da Previdência Social. Na consulta presencial também é necessário levar consigo documentos de identificação.

Curtiu? Então compartilhe este post.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply