Passe Livre Estudantil 2020

Sabe-se da importância do estudo, no entanto, para muitas pessoas não é fácil se locomover até a instituição de ensino. Sendo assim, o Governo criou o Passe Livre Estudantil 2020. Um programa que possibilita a ida e volta do estudante a escola de forma gratuita. Para utilizar este benefício basta comprovar que não possui condições financeiras para arcar com esses custos. Conheça mais sobre o Passe Livre Estudantil 2020 a seguir.

Uma forma que foi encontrada pelo governo para incentivar os estudantes a darem continuidade aos seus estudos é por meio do programa Passe Livre Estudantil 2020 que é um direito dos estudantes que preenchem os requisitos do programa, e assim podem utilizar os meios de transporte de forma gratuita para se deslocar entre suas casas e as instituições de ensino, ao qual se encontram devidamente matriculados.

Passe Livre Estudantil 2020

Passe Livre Estudantil 2020

Este programa está presente em vários estados brasileiros, mas infelizmente não em todos e onde ele já é utilizado tem auxiliado milhares de estudantes facilitando a sua locomoção, ao passo que economizam o dinheiro para investir na continuidade dos estudos. Confira todos os detalhes do programa a seguir.

Passe Livre Estudantil 2020

O Passe Livre Estudantil está presente em alguns estados brasileiros e oferece aos estudantes a gratuidade para que eles possam utilizar os transportes públicos, o que é bastante significativo para aquela parcela de estudantes que não possuem condições suficientes para arcar com as despesas das passagens todos os meses.

Vale lembrar que o Passe Livre Estudantil, como o próprio nome indica, é exclusivamente para os estudantes. E por isso mesmo não pode ser utilizado por outra pessoa.

Passe Livre Estudantil

Passe Livre Estudantil

Requisitos para o Passe Livre Estudantil

Para ter acesso a esse importante benefício os estudantes precisam cumprir com determinados requisitos essenciais para utilizar o direito.

✓ Saiba como participar do Codhab, o programa paulista de habitação

Os principais requisitos para se fazer a solicitação do Passe Livre Estudantil 2020 são os seguintes:

  • Fazer parte de uma família que possua como renda per capita máxima de dois salários mínimos;
  • Ser estudante de uma escola da rede pública de ensino;
  • Estar matriculado em escola do Ensino Fundamental ou Médio;
  • Ser bolsista de programas de transferência de renda, dos quais precisa consultar se ainda tem direito ao benefício.

Vale lembrar que essas são as regras gerais, mas podem existir outras que são utilizadas pelos estados participantes do programa, ou seja, podem apresentar alguma diferença.

Cadastro Passe Livre Estudantil 2020

Se você preenche os requisitos básicos para a participação do programa Passe Livre Estudantil 2020 deve verificar se ele está disponível na sua região. Se existe o programa no seu estado você deve separar os seguintes documentos para realizar o cadastro. São eles:

  • RG e CPF, cópia e original;
  • Comprovante atualizado de residência;
  • Comprovante atualizado da matrícula estudantil;
  • 1 foto 3 X 4 recente;
  • Requisição do benefício devidamente preenchida (que pode ser feita de forma virtual ou pessoalmente).
Cadastro Passe Livre Estudantil 2020

Cadastro Passe Livre Estudantil 2020

Outro benefício destinado ao estudante brasileiro que garante diversos descontos é o ID Jovem 2020.

Documentos Necessários do Passe Livre Estudantil

Normalmente os documentos exigidos no momento da solicitação do Passe Livre Estudantil são os seguintes:

  • RG e CPF (cópia e original);
  • Formulário de requerimento preenchido com todas as informações solicitadas;
  • Foto 3 x 4 tirada recentemente;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de matrícula na instituição de ensino.

Quais são os estados que possuem o Passe Livre Estudantil?

Como já adiantei neste post nem todos os estados brasileiros fazem parte deste importante programa. Aqueles que você já encontra o Passe Livre Estudantil 2020 são os seguintes:

Estados que possuem o Passe Livre Estudantil

Estados que possuem o Passe Livre Estudantil

Se você consultar cada um desses estados vai perceber como que o programa sofre alterações em cada região de acordo com as necessidades próprias de cada estado. Por isso é importante verificar atentamente como funciona e quais são as regras do programa praticados nessas unidades federais.

Além disso é importante que você também verifique os telefones e meios de comunicação disponíveis, assim como possíveis canais de redes sociais para que possa entrar em contato diretamente com o programa sempre que precisar, principalmente se você tiver alguma dúvida ou surgir algum problema no seu cartão na hora de validar a sua passagem no transporte público, como às vezes pode acontecer.

Em São Paulo, por exemplo, houve uma mudança no sistema de cotas do Passe Livre Estudantil 2020. De acordo com informações da prefeitura da capital cada estudante tem direito a 48 cotas por mês, o que lhe permite fazer a sua viagem diária com 2 cotas para ir e voltar da instituição escolar. Essa foi uma medida encontrada pela prefeitura para economizar e ao mesmo tempo garantir o direito aos estudantes.

Curtiu? Então deixe o seu like abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply