Recadastramento Bolsa Família 2020

O Recadastramento Bolsa Família 2020 é obrigatório a todas participantes do programa, para que os mesmos continuem a receber o benefício. O Bolsa Família, criado pelo governo Lula, beneficiou e ainda beneficia milhares de famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza. O intuito do programa é aumentar um pouco da qualidade de vida dessas pessoas, através de um valor mensal. Mas para que a família possa receber o incentivo, deve cumprir alguns requisitos e ficar de olho no Recadastramento Bolsa Família 2020.

O recadastramento serve para que todos os participantes do programa tenham os seus dados em dia, isso é obrigatório para que o benefício não seja suspenso pelo governo, por exemplo.

Recadastramento Bolsa Família

Recadastramento Bolsa Família

Em nosso artigo de hoje você vai entender melhor sobre o recadastramento Bolsa Família, confira.

Quem Pode Fazer o Recadastramento Bolsa Família 2020

Todas as pessoas que já recebem o benefício e continuam nas mesmas condições podem realizar o recadastramento no programa, ou seja, é preciso continuar cumprindo todos os requisitos para atualizar o seu cadastro. Esses requisitos, são:

  • Inscrição no Cadastro Único (feito pela prefeitura da cidade);
  • Renda mensal de meio salário mínimo por pessoa;
  • Renda familiar total de três salários mínimos;
  • Crianças menores de 18 anos devidamente matriculadas na escola, com a frequência em dia.

Qualquer requisito que mudar durante o período do recadastramento Bolsa Família 2020, pode fazer com que a família não esteja mais apta a receber o benefício.


Recadastramento Bolsa Família 2020

Há dois processos específicos que são realizados todos os anos junto do Recadastramento: a averiguação cadastral e a revisão cadastral. Entenda:

  • Averiguação Cadastral: é a verificação das informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único, sejam ou não beneficiários do Bolsa Família. É feito o cruzamento entre os dados do Cadastro com os dados do Governo Federal. Caso hajam diferenças, as famílias deverão atualizar o cadastro.
  • Revisão Cadastral: é a ação realizada pelo Bolsa Família, para saber quais famílias estão com o cadastro desatualizado a mais de dois anos.
Recadastramento Bolsa Família

Recadastramento Bolsa Família


Etapas do Recadastramento Bolsa Família

Para realizar o recadastramento Bolsa Família 2020 existem duas etapas. Sendo convocadas urgentemente para o mesmo as pessoas que estão com os dados cadastrais desatualizados. Confira as etapas abaixo:

1ª Etapa

A primeira etapa consiste em convocar as famílias beneficiadas pelo programa através de cartas ou mensagens a realizar a atualização cadastral. Caso a atualização não seja feita, o grupo familiar corre o risco de perder o benefício.

Na carta ou mensagem enviada, é informado a forma de recadastramento que deve ser realizada, seja revisão ou averiguação cadastral.

Etapas do Recadastramento Bolsa Família

Etapas do Recadastramento Bolsa Família

É possível também conferir quando o recadastramento Bolsa Família 2020 se faz necessário através do comprovante do extrato do benefício.

2ª Etapa

A segunda etapa consiste na averiguação das famílias, as quais ainda não estão cadastradas no Bolsa Família 2020. A informação do recadastramento chegará ao grupo familiar da mesma forma que na primeira etapa.


Como Fazer o Recadastramento?

O recadastramento Bolsa Família 2020 só pode ser feito de forma presencial. O responsável pelo grupo familiar deverá se dirigir ao órgão que administra o benefício no seu município e solicitar tal procedimento.

Documentos Necessários para Recadastramento Bolsa Família

Documentos Necessários para Recadastramento Bolsa Família

Documentos Necessários para Recadastramento Bolsa Família

Os documentos para que esse recadastro seja feito são básicos e os mesmos que foram apresentados para que a família fosse beneficiada pela primeira vez no programa.

Confira a lista de documentos necessários:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cartão do Bolsa Família (documento só pedido no recadastramento, já que anteriormente a pessoa não vai ter);
  • Título de eleitor (lembrando que é preciso estar em dia com a justiça eleitoral, por isso se não votou nas últimas eleições procure regularizar a situação antes de realizar o recadastramento);
  • Documento de identificação original com foto (pode ser RG ou CNH);
  • Carteira de trabalho de todas as pessoas da família que se encontram empregadas no momento;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de matrícula escolar e de frequência das crianças e adolescentes de até 17 anos;
  • Comprovante de residência com validade de até 3 meses (contas oficiais como água, luz ou telefone).

Recadastramento Bolsa Família 2020 Pela Internet

Não é possível fazer o recadastramento Bolsa Família 2020 pela internet, pelo menos por enquanto.

As famílias que precisam realizar esse procedimento recebem uma carta por correio, solicitando que as atualizações das informações sejam feitas. Esse procedimento tem que ser feito de forma presencial, pois como vimos, diversos documentos devem ser levados em formato original.

Os responsáveis pelo recadastramento são os órgãos responsáveis pelo Cadastro Único da sua cidade ou a Secretária do Desenvolvimento Social.

Na carta que a família receber vai estar o prazo para que esse recadastramento seja feito, se o prazo passar e a família não fizer a atualização dos dados, provavelmente o benefício será suspenso.


Bolsa Família Bloqueado: O que fazer?

Se o seu benefício foi bloqueado, é importante que você vá até o CRAS do seu município e entenda qual a atual situação do Cadastro Único. O bloqueio do Bolsa Família pode ocorrer por variados motivos, sendo o mais comum a averiguação cadastral. Por isso, indica-se que você tenha consigo os documentos do grupo familiar.

É importante que você verifique a situação o quanto antes, pois o desbloqueio só poderá ser feito até seis meses desde o dia do bloqueio. E você só conseguirá restituir o três últimos meses.

Para que o Bolsa Família não seja bloqueado, o grupo familiar deverá estar com os dados atualizados, evitando assim, qualquer tipo de fraude. O sistema do Governo Federal está sempre buscando irregularidades, por isso, é preciso manter as informações atualizadas.

Informe caso:

  • Haja mudança de escola das crianças;
  • Falecimento de algum membro familiar;
  • Mudança de endereço;
  • Ou qualquer outra informação relevante.

Dúvidas sobre o Bolsa Família 2020

Caso você ainda esteja com dúvidas à respeito do recadastramento Bolsa Família 2020, pode entrar em contato com o programa da seguinte forma:

  • Telefone: 0800 726 0207.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply